sábado, 15 de dezembro de 2018

Leitura cibercultura e Educação aula 14/11/2018


Colegas, vamos ler nesta férias, uma boa sugestão, para quem está nas licenciaturas é este livro da professora, que trata da Cibercultura e a educação, mas qual quer pessoa que queria entrar neste mundo que está surgindo aí pode se delicia com está leitura na férias.
SINOPSE
Primeiro livro da Série Cibercultura e Educação, 'Escola aprendente' compara os programas Sociedade da Informação brasileiro e português e discute a possibilidade de construção de uma escola em que as tecnologias de informação e comunicação sejam adotadas como elementos estruturantes de uma nova forma de pensar da meninada e não como apenas mais um recurso didático-pedagógico visando uma educação que já não dá mais conta dos desafios impostos pela Sociedade do Conhecimento. Trata-se de 'um importante livro, tanto para educadores como para famílias que estão vivendo, com seus filhos em idade escolar, o drama de vê-los num processo de formação para um mundo que pouco sabemos como será'.

DADOS DO PRODUTO
título: ESCOLA APRENDER: PARA ALEM DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO isbn: 9798585696756 idioma: Português encadernação: Brochura formato: 14 x 21 páginas: 224 ano de edição: 2005 ano copyright: 2005 edição:

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Software Livre e as escolas



O Software livre chega bem tímido aqui no Brasil, mas está aumentando a popularização e inserção do software livre nos espaços públicas e na sociedade em geral. Software livre no setor  educacional é novidade, aos poucos os sistemas livres estarão penetrando às escolas, instalados nas máquinas dos laboratórios de informática, via Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo) – e nos laptops educacionais do Projeto Um Computador por Aluno (UCA). Mas a escolha do Software é mais econômica, por que os (softwares livres são mais baratos que software proprietários!),  Não havendo discussões acerca dos fundamentos políticos, epistemológicos, filosóficos e culturais da opção pelo conhecimento aberto, sobre as propriedades e potencialidades dessa tecnologia

Imagem: da representação à simulação aula 24/10/2018

“(...) uma época em que o artesanato era o sistema dominante de produção, e no qual a obra de arte de fato podia aparecer como objeto por excelência e modelo das outras  atividades  Com a industrialização esse sistema entra em crise, e a Arte moderna é a própria  história dessa crise.” (ARGAN, p. XXI)  

Com isso, Naves – explicando o pensamento de Argan – nos apresenta a questão que irá  atravessar todo o século XX (e continua pertinente no século XXI), incendiando imaginações e  provocando o surgimento de movimentos e obras de arte verdadeiramente revolucionários. A questão é: qual o papel da arte depois do surgimento de novas tecnologias que assumem a  função de representação da realidade? 

A questão é: qual o papel da arte depois do surgimento de novas tecnologias que assumem a  função de representação da realidade?

Imagem como Paradigma aula dia 24/10/18

Resultado de imagem para imagem como paradigma



Quando pensamos vem logo uma imagem em nossa mente, assim  é a imagem.  Esse pensamentos se torna uma criação. E essas imagens e carregadas de sentimentos, herança de infância, emoções e os pensamentos hábitos. a maioria  herdados  dos nossos antepassados pais e mães.

Mais ou menos assim é um exemplo simples, quando sentimos fome, o corpo mandar um aviso para o celebro de que esta sentido fome, o celebro logo que  é transmissor e receptor de informações (busca no banco de dados uma imagem relativa ao pensamentos, e retomado a imagem para o corpo para que possa tomar uma atitude em relação a fome.E logo você vai ter uma relação automática, Assim é a imagem para nós que tem o poder de mudar opiniões  e tomar atitudes e outras mais

Meme um aula magica dia 10/10/2018



[...] quando você imita alguma outra pessoa, algo é passado adiante. Este ‘algo’ pode então ser passado adiante novamente, e de novo, e assim ganhar vida própria. Podemos chamar esta coisa uma ideia, uma instrução, um comportamento, uma informação... mas se nós vamos estudá-la precisamos dar a ela um nome. Felizmente, há um nome. É o ‘meme’. (BLACKMORE, 2000, p.4).

Sim, aula foi especialmente divertida como sempre, ainda mais quando juntos o texto com aula pratica. Conhecer esse universo das imagens e seus significados foi uma experiência inesquecível.





A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE SUA EXPERIÊNCIA NOS CENTROS JUVENIS DE CIÊNCIA E CULTURA


A defesa do mestrado do dia 03/10/18 de Iuri Rubim,  que agora e Mestre titulo muito bem defendido

Entendi que o texto  foca nos estudantes que frequentaram as cinco unidades dos CJCC existentes na Bahia em 2016.  Ele falou do quotidiano dos alunos que frequentam os Centros Juvenis e o significado destes centros para esses jovens na vida dos educando, especialmente no que se refere a seu quotidiano escolar.


Ciberespaços

 O Ciberespaço é formado pelas pessoas, pelo espaço de comunicação navegável e transparentes, pela infra-estrutura material o grande volume de informações. Precisamos compreender que esse ciberespaços  não se organiza a partir de um centro, mas a partir de movimento sociocultural multiforme.

A tecnologia e condição relevante para a abertura de novos canais, novas culturas. O desafios que ora se apresentar é o de construir o acesso de tal modo que haja interacção entre todos os sujeitos participantes, formando uma grande rede de conexão.

Educação a Distancia

Resultado de imagem para educação a distanciaSem duvida alguma, a Educação a distancia é uma modalidade que vem crescendo no Brasil. E nos últimos dias essa modalidade de ensino está crescendo bastante. podemos observar pelos diferentes números de cursos diferentes que existe por aí.

Os cursos superiores demoraram para aderir essa modalidade, mesmo sendo uma pratica no nosso contexto educacional, muitas pessoas estão procurando e fazendo, talvez pela comodidade de está em casa e poder estudar qualquer horário. 

 De acordo com dados da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distancia), aproximadamente 2 milhões de brasileiros estão matriculados nessa modalidade.
Mas o MEC, aponta um deficit de quase 200 mil professores com formação apropriada para o magistério de diferentes disciplinas, tanto no ensino fundamental, quanto no ensino médio  Por causa dessa realidade que as Instituições de Ensino Superior, a cada ano que passa, ofertam diferentes cursos de graduação e pós-graduação que iniciam ou ajudam a formação de professores que atum, na  grande maioria, nas redes publicas de ensino do nosso país.

A Educação a Distancia, está aí e veio para ficar pode haver duvidas e criticas, mas já faz parte da sociedade brasileira e está possibilitando que inúmeras pessoas tenham acesso ao Ensino Superior. Só temos que ter cautelas e pesquisa qual curso já está aprovado pelo MEC.

domingo, 2 de dezembro de 2018

Democracia e eições

Reforma política permite censura na internet durante eleições

Emenda do deputado Aureo (SD-RJ) prevê que sites e redes sociais devem suspender conteúdo que for denunciado por usuários e identificar autores

Revista Veja



Blog





Quem não tem acesso a tecnologia hoje em dias? Tenho certeza que todos vão responder sim. Até porque os (TIC),  nos dá varias possibilidades de comunicação, compartilhamentos e busca de informações em tempo real.. Vamos pensar se os TIC nos dá tanta possibilidades! Imagine se bem utilizadas nos sistema educacional,  Acredito eu, que as tecnologias devem trazem incontáveis  contribuições para o ensino e aprendizagem tanto para o aluno como ao professor,  e  talvez mudanças profundas na forma de ensinar deixando para trás a forma de ensino tradicionais. São inúmeras as possibilidades de uso da internet, Desconhecida para mim mais pesquisando percebi que  os blogs  estão se destacando por permitir  uma relação mútua  entre quem transmite a informação e quem as lê. Pensando desta forma vejo a  importância do  professores escolher também o Blog como mais  uma estratégias que possibilite  melhorias no processo pedagógico. 

Segue um vídeo que achei interessante.

Blogs na Educação - Benefícios para os alunos

terça-feira, 13 de novembro de 2018

Cibercultura e Foucault




Foucault5.jpg



Michel Foucault (pronúncia francesa:IPA[miʃɛl fuko]); Poitiers15 de outubro de 1926 — Paris25 de junhode 1984) foi um filósofohistoriador das ideiasteórico socialfilólogocrítico literário e professor da cátedra História dos Sistemas do Pensamento, no célebre Collège de France, de 1970 até 1984 (ano da sua morte). Suas teorias abordam a relação entre poder e conhecimento e como eles são usados ​​como uma forma de controle social por meio de instituições sociais. Embora muitas vezes seja citado como um pós-estruturalista e pós-modernista, Foucault acabou rejeitando esses rótulos, preferindo classificar seu pensamento como uma história crítica da modernidade. Seu pensamento foi muito influente tanto para grupos acadêmicos, quanto para ativistas.
Pense que já no seu tempo Foucault já tinha desconfiado da vigilância que acontece hoje por causa da evolução tecnológica assumindo assim um caráter impessoal. Os seres humanos não se sentem mais vigiados por pessoas, mas por tecnologias. Assim passando uma sensação de vigilância dia e noite. Alguns de vocês se sente assim? 
Para entender esse símbolo complexo do sistema, Foucault utilizou o Panóptico, é uma especie de prisão projetada pelo filósofo utilitarista Jeremy Bentham, que foi feita para que todos os detentos fossem vigiados a partir de um único ponto sem saber se estão sendo observados. 
Com o tempo, todos os detentos passaram a se comportar da forma desejada da vigilância.
Nos moldes do Panóptico, o filósofo aponta que vários dispositivos de vigilância e controle social se disseminaram nas sociedades, surtindo o mesmo efeito disciplinar sobre os “cidadãos livres” que também nunca sabem se estão sendo observados e passam a se comportar de acordo com o discurso de poder vigente.

Foucault não viveu para presenciar o avanço impressionante da internet, das redes sociais, celulares, câmeras de trânsito e milhares de outros dispositivos de controle que atualmente dominam nossas vidas. Porém, o mundo de vigilância e controle, aliado à alta tecnologia apenas parece confirmar suas teses sobre a produção de conhecimento e controle social. Podemos comparar a filosofia de Foucault, com as ideias dos atuais filósofos da informação, que agora estudam os efeitos das tecnologias digitais nas sociedades, ramo denominado cibercultura.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Michel_Foucault

Rochas e Minerais

Tipos de Rochas 👈👀     👉 Rochas e minerais   são estruturas sólidas que compõem nosso planeta terra a litosfera terrestre.   🙇Então, os ...