“(...) uma época em que o artesanato era o sistema dominante de produção, e no qual a
obra de arte de fato podia aparecer como objeto por excelência e modelo das outras
atividades Com a industrialização esse sistema entra em crise, e a Arte moderna é a própria
história dessa crise.” (ARGAN, p. XXI)
Com isso, Naves – explicando o pensamento de Argan – nos apresenta a questão que irá
atravessar todo o século XX (e continua pertinente no século XXI), incendiando imaginações e
provocando o surgimento de movimentos e obras de arte verdadeiramente revolucionários.
A questão é: qual o papel da arte depois do surgimento de novas tecnologias que assumem a
função de representação da realidade?
A questão é: qual o papel da arte depois do surgimento de novas tecnologias que assumem a
função de representação da realidade?
As tecnologias digitais já não são mais "novas", e seu diferencial é justamente que elas não mais representam a realidades. Elas simulam a realidade, o que é muito diferente. Traga uma reflexão sobre isso
ResponderExcluirVou pesquisar professora
ResponderExcluirHoje em dias os simuladores de realidades virtuais estão ai, para formação de condutores de automóveis, piloto de avião, jogos em 3 ou 4 D essa é a nova ralidade das imagem e quem possa dizer que antes só as observamos e faziam uma leitura delas e hoje podemos interagir paticamente com a imagem, podemos fazer parte dela. Podemos também perceber essa representação da imagem através das telas que muitas vezes parecer que estamos próximo e até dentro do filme. Assim com a imagem parada sem movimento se evoluiu para hoje uma simulação, então o que podemos fazer para levar essa tecnologia para sala de aula?
ResponderExcluir